Destaques

Testes positivos de SARS-CoV-2 crescem e 10 a 19 anos tem taxa mais alta

 


Os resultados positivos de testes para SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, tiveram alta e a taxa mais elevada foi encontrada no público de 10 a 19 anos, segundo o novo levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) divulgado nesta quarta-feira, 20. A análise apontou que a positividade passou de 3,6%, no fim de março, para 8,4% na semana de 10 a 16 de abril. Entre os jovens, o índice foi de 14%.

O levantamento, realizado com base nos dados dos laboratórios particulares Dasa, DB Molecular e HLAGyn, mostrou que a faixa de 50 a 59 anos foi a segunda que mais apresentou resultados positivos nos testes para o vírus (12%).

vacina contra a Covid-19 é a forma mais eficaz de evitar casos graves e óbitos pela doença e está disponível nos postos de saúde espalhados por todo o país. Atualmente, a população com mais de 5 anos pode ser imunizada.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR), relacionado a casos de bronquiolite e que pode levar crianças a quadros graves, também foi monitorado e apresentou o índice mais alto desde quando o instituto acompanha os casos, em dezembro, totalizando 20,5%. A maior parte dos casos foi detectada em crianças de 0 a 9 anos (47,8%).

De acordo com o ITpS, Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados que tiveram o maior salto de resultados positivos para SARS-CoV-2 no período de 26 de março a 16 de abril, de 3% para 9% e de 4% para 9%, respectivamente.

No período de 10 a 16 deste mês, foram realizados 9.611 testes para detecção de vírus respiratórios. Dos que tiveram resultado positivo, 95,8% foram para o causador da Covid-19 e 4,2% para VSR. Não foram registrados casos de Influenza A e B.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads